quinta-feira, 15 de abril de 2010

Seminário "Coaching para a excelência dos professores" - Exponor


A EXPONOR– Feira Internacional do Porto apresenta a Qualifica - Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego entre os dias 15 e 18 de Abril de 2010. Reúne no mesmo espaço diversos representantes de entidades responsáveis pela educação, formação e emprego.
Enquadrado nesta Qualifica, realizou-se a 15 de Abril de 2010, entre as 15h e as 17h, o Seminário intitulado “Coaching para a excelência dos professores” com a presença do Prof. Doutor Jacinto Jardim, Engº Viana Abreu e a Drª Maria da Saúde Inácio.
A adesão a este seminário representa uma vontade de melhorar o ensino em Portugal e percebeu-se a importância que uma pequena semente da nossa vontade pode despertar na sociedade à nossa volta.
Abordaram-se temas cuja a linha transversal se focava na Psicologia e emoções positivas. A importância do bem-estar interior de cada indivíduo no processo de comunicação, para que a mensagem consiga ser objectivamente compreendida pelo receptor e bem orientada pelo emissor, sendo este o principio básico da essência da comunicação. O Prof. Doutor Jacinto Jardim alertou ainda para o combate na promoção de um clima humano positivo através de 10 emoções positivas para anular os 10 sinais de acção, assim:
Aos 10 sinais de acção: Solidão, Desconforto, Medo, Mágoa, Raiva, Frustração, Desapontamento, Culpa, Inadequação, Cansaço; actuaríamos com 10 emoções positivas: Amor, Gratidão, Curiosidade, Entusiasmo, Determinação, Flexibilidade, Confiança, Alegria, Vitalidade e Contribuição.
O Engº Viana Abreu, muito bem contextualizado na área do coaching na sua globalidade, começou pela exploração da definição de Coaching como “a arte de inspirar os outros a realizar o seu potencial”, através do silêncio interior indispensável para estar atento ao outro, aos sinais de abertura mínimos para que possa haver actuação no processo de transformação.
O ser humano sempre resistiu naturalmente à mudança, mas face a um tempo de mudanças tão aceleradas cria-se a necessidade urgente de mudar mentalidades transformando o medo do desconhecido numa oportunidade de evolução e desenvolvimento. O centro seguro para esta nova forma de encarar a vida é o nosso reforço interior apostando no auto-conhecimento, enquanto ser bio-psico-socio-cultural. Longe vão os tempos em que a selecção de um candidato a determinado cargo se restringia à formação académica e experiência profissional, e ainda bem. Agora valoriza-se também a inteligência emocional e atitude positiva do indivíduo face ao mundo, atitude esta que vem de todo um processo de auto-conhecimento: auto observação, auto descoberta, auto consciencialização e a sentida e real vontade de transformação que o individuo decidiu que quer obter para atingir os seus objectivos. É preciso coragem para se querer conhecer melhor, se perguntar onde está, onde quer ir, o que quer fazer, como, porquê, como me sentiria ao ter o que quer e o que está realmente disposto a fazer e quando, mas o resultado final no sentido da sua vivência vale o desafio.
Como as palavras transmitem energia, poder, ousamos substituir Mudanças por Oportunidade; Problemas por Desafios; Fracassos por Resultados e o “Vou tentar (ser, fazer, ter) pelo “Vou” (ser, fazer, ter).
Foque apenas o objectivo, a meta que quer atingir, abstraindo-se de ideias paralelas que atrapalham a concretização, seguindo as estratégias e planos definidos por si, doseando as energias na acção para o culminar de um caminho traçado por sua iniciativa, em consciência e com a perfeita noção das suas capacidades e talentos para a vitória.


A Equipa Saber & Sorrir orgulha-se de ter estado presente neste seminário e agradece a oportunidade, pela troca positiva de experiências e conhecimentos importantes no desenvolvimento pessoal e profissional de todos os intervenientes.

Sem comentários:

Enviar um comentário